Proporção Áurea, Sequência de Fibonacci, Número de Ouro. Um tema tão rico, tão misterioso e que atrai tanta atenção. Em uma sucessão de números, tais que, definindo os dois primeiros números da sequência como 0 e 1, os números seguintes serão obtidos por meio da soma dos seus dois antecessores, portanto, os números são: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,377… Dessa sequência, ao se dividir qualquer número pelo anterior, extrai-se a razão que é uma constante transcendental conhecido como número de ouro. A partir desses estudos, foi construído o retângulo áureo e a espiral áurea.
Na arquitetura esta razão está presente em muitas construções. Desde as pirâmides do Egypto, passando por um enorme número de templos até aos nossos dias.
Le Corbusier, ficou responsável por uma nova forma de arquitetura moderna. Viajou por todo o mundo, mas foi na Grécia, mais especificamente em Atenas, onde conheceu o que seria sua maior inspiração: a aplicação da razão áurea em suas construções. Com base na medida harmônica em escala do homem grego, Le Corbusier desenvolveu o modulor, um sistema baseado nas medições médias do corpo humano, usando a razão de ouro através do retângulo áureo e da sequência de Fibonacci.
O sistema modulor de medidas, criado para conferir harmonia às obras arquitetônicas de Le Corbusier, pode ser observado em muitos de seus edifícios, em especial na Chapel de Notre Dame du Haut, sua obra mais conhecida.